Retiro Catequizandos 1ª Eucaristia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Edna Maria Pierobon Maria   
Sáb, 22 de Outubro de 2011 20:48

Basílica Nossa Senhora do Patrocínio


Retiro para 1ª.Eucaristia – Sacramento da Penitência


(c) Regina Gândara


Objetivo: Jesus Cristo, conhecendo nossa boa vontade, nosso coração  e, ao mesmo tempo, nossa fraqueza, deixou-nos um sinal do seu perdão: O Sacramento da Penitência. Cada vez que olhamos nossas fraquezas e buscamos ser melhores, estamos prontos para receber Cristo Eucarístico.
Catequizandos: 55 crianças

Horário: das 8:30h as 12 hs


1) Chegada

A equipe de catequistas se dividiu entre os diversos locais onde as crianças passariam na chegada: recepção, salão (onde foi deixado o estojo/mochila das crianças), refeitório (onde o lanche comunitário aconteceria) e o ponto de encontro (onde o retiro foi  iniciado). Importante: acolhe-las com alegria.

 

2) Conhecendo o local :

As crianças foram recebidas com alegria e orientadas para um dia diferente, juntos, em grupo e sozinhos em  momentos de silêncio. Este seria o ultimo encontro deles antes da Primeira Eucaristia. Como primeiro passo, como estávamos em um local diferente, teríamos a oportunidade de conhecê-lo. Foi dada uma explicação dos locais que existem ali e  que sem pressa e com educação iriam fazer uma visita. Durante o caminho, iriam encontrar algumas coisas: um cartão com uma ovelhinha e outras coisas diferentes (3 lobos e um cajado que não foram mencionadas). Foram orientados que somente poderiam pegar uma coisa de cada e que deveriam ficar com esta coisa, até  o final. Ao terminar a visita, todos se dirigiram para o salão.

...

Material: 1 crachá por criança, 3 lobos (simbolizam os pecados/erros) e um cajado do Bom Pastor

 

3)      Preparando os crachás:

Conforme foram chegando no salão, as catequistas, foram orientando para que cada um pegasse seu estojo e escrevesse o nome no cartãozinho que contem a ovelha. O nome é muito importante pois Jesus conhece a cada por ele.

 

4) Imagens de Jesus:

Dizendo que muitas são as faces dadas a Jesus, pedir para que fechem os olhos e imaginem o “seu”  Jesus. Depois de um tempo, mostrar uma apresentação em Power Point com as várias imagens de Jesus. Como Jesus esta onde um ou mais estiverem reunidos no nome Dele, Jesus adentra o local com a Musica: Sou Bom Pastor.

 

5)      O Bom Pastor:

Jesus entra se intitulando o Bom Pastor, dizendo conhecer cada um pelo nome. Se dirige a várias crianças, chama-os pelo nome e diz: Você é especial para  mim. Numa conversa informal, fala sobre a passagem do Bom Pastor que cuida de suas ovelhas. Para mostrar o mal, amarra os pulsos de algumas e da algumas velas apagadas para outras. Depois de dizer novamente como cada um é importante, pede para que o amigo o ajude a se libertar das amarras, dando exemplos e depois acende as velas que permanecem acesas até a saída de Jesus da sala.

 

6) Hora do lanche comunitário

 

7)      Dinâmica: O artista :

O objetivo desta dinâmica é mostrar que sem a luz de Deus, não conseguimos enxergar direito o que Ele quer de nós, isto é o pecado. Quando pecamos, podemos nos aproximar de Deus novamente através da confissão.

Para esta atividade cada catequista acompanhou um grupo de acordo com a cor do crachá(5 grupos), levando o estojo.

Agora vamos fazer uma brincadeira e ver como vocês se sentem. Vocês tem um estojo, uma folha em branco e nela vamos fazer um desenho.

Mas tem uma coisa diferente, vamos fazer este desenho sem enxergar nada, Para isso vou entregar para vocês uma faixa que irão amarrar nos olhos.

  • Amarrem o lenço nos olhos, não pode enxergar.
  • Peguem o lápis que irão desenhar.
  • Agora, conforme eu for falando, vocês vão desenhando:

  1. a. Desenhem uma casa
  2. b. Nessa casa, coloquem janelas e portas
  3. c. Ao lado da casa, desenhe uma arvore
  4. d. Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando.
  5. e. Uma pessoa com olhos, nariz e boca.
  6. f. Quem terminar tire a venda, levante a mão e a catequista vai buscar a venda.

  • Observe seu desenho e vejo o que saiu. O que achou? Gostou? Existe uma maneira deste desenho ficar melhor?

Fazer agora sem a venda, virar o papel e do outro lado, fazer o mesmo desenho enxergando.

  1. a. Depois que todos terminarem, foram levados ate o salão.

 

8)      O pecado:

Enxergar ou não o caminho certo. Quando olhamos a história de Chapeuzinho vermelho, vemos que o lobo fez com que ela se desviasse do caminho, e tantas coisas aconteceram. Também nós quando não enxergamos direito, agimos errado e nos afastamos de Jesus. Também podemos nos comparar a um galho seco que ao ser desligado da arvore, seca e morre. Mas Jesus mesmo nos diz estar sempre do nosso lado, pronto para nos ouvir, o que precisamos é aprender a falar com ele. Hoje vamos fazer este exercício: falar com Jesus através de uma carta, um bilhete. Cada um vai receber um pedaço de papel e nele vai escrever o que fez e que não gostou de ter feito, escrever se magoou alguém, desrespeitou os pais ou outras coisas que tenha se arrependido. Ninguém ira ler. Deve ser feito sozinho. Cada um vai pegar um galho seco e segurando-o, vai escrever seu bilhete. Quando terminar, retornar ao salão.

 

9) Capela:

As crianças, depois de uma breve explicação sobre o que ira acontecer,  foram encaminhadas para a  capela e lá o padre falou sobre este ser um local sagrado e sobre a capacidade que Jesus tem em conhecer nosso coração e de transformá-lo. Em seguida, num momento de pedido de perdão, colocou os bilhetes e os galhos em um vaso escrito perdão Jesus. Ouvimos a passagem Lucas 1,1-4 que mostra que na convivência com Jesus, os discípulos pedem que querem aprender a rezar e Jesus ensina o Pai-Nosso. Rezar com eles o Pai-Nosso. Foi falado sobre a mudança que acontece na consagração do pão se transformando no Corpo de Cristo. De joelhos,diante de Jesus foi solicitado que  apresentassem o desejo de ser melhor. Quando Jesus nos ajuda a mudar o coração, passamos a dar frutos. Foi entregue para eles os frutos com o dizer: Eucaristia compromisso com Deus, Comigo e com o Próximo. Encerrou-se a celebração com a benção final e descemos para a queima dos pecados.

 

10) Encerramento

Em procissão fomos até o local onde as cartas foram queimadas lembrando que nossos pedidos, nossas orações, sempre chegam até Deus.

 

Celebração (na Capela)

Estamos aqui, encerrando esta manhã juntos falando de alguém muito especial: JESUS. Este lugar onde estamos é um lugar sagrado. É aqui que Jesus fica. Mas entre as muitas coisas que sabemos de Jesus é que Ele tem a capacidade de enxergar nosso coração. Iniciemos este momento de oração pedindo que transforme nosso coração para que sejamos cada dia melhores. Iniciemos este momento de oração na certeza de que estamos aqui reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos:Amém

 

MInistro

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam sempre conosco

Todos: O amor de Cristo nos uniu

Ato Penitencial

Este é o momento em que podemos colocar diante de Deus, nossa dificuldade em perdoar. Como é dificil perdoar um irmão, um amigo que me tratou mal, meu pai quando me da uma bronca, uma mãe que vive me falando faça assim... faça desse geito. Paremos um pouquinho e pensemos quem precisamos perdoar. (pausa).

Vamos também colocar diante de Jesus todos os nosso erros, os que estão no papel e os que esquecemos agora. Cantemos o perdão de Deus:

Senhor, tende piedade de nós! (bis)

Cristo, tende piedade de nós! (bis)

Senhor, tende piedade de nós! (bis)

Devagar, vamos trazer até onde tem este certo escrito JESUS PERDÃO, a cartinha que escrevemos.

(tempo para levarem e retornarem aos seus lugares)

Deus todo poderoso, perdoe os nossos pecados, transforme nosso coração e nos ensine a ser melhores.

Todos: Amém!

EvANGELHO

Quando ouvimos a palavra de Deus, começamos a entender como devemos fazer as coisas, como devemos tratar as pessoas, como devemos ser.

Hoje vamos ler Lucas 1,1-4

Palavra da Salvação:

Todos: Glória a vós, Senhor

Os apostolos ja eram adultos, ja conviviam com Jesus mas queriam aprender mais, neste dia queriam aprender a rezar melhor e Jesus ensinou o Pai Nosso. Vamos olhar para esta oração e ver o que ela fala.

Reconhecendo queDeus é um bom Pai, vamos rezar juntos a oração que o próprio Cristo nos ensinou:

Todos: Pai nosso, que estais no céu...

Livrai-nos de todos os males, ó Pai e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela Vossa Misericordia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

Depois que estivermos preparados, falado sobre nossos errros com um padre, poderemos participar da Eucaristia.

A Eucaristia nos faz lembrar Jesus quando sentou com seus discipulos comeu uma refeição e depois disso foi crucificado.

Podemos receber a Eucaristia quando entendemos o que estamos fazendo. Quando sabemos que o que queremos é conhecer mais sobre Jesus e viver o que Ele ensinou.

Voces querem conhecer mais sobre Jesus?

Voces querem segui-lo?

É durante a Santa Missa que Jesus Cristo, através do padre consagra o pão e o vinho e o transforma no Corpo e Sangue de Jesus, e ele é distribuído aos fiéis pela Comunhão.

A forma são as palavras sagradas que o padre usa quando consagra o pão e o vinho:

- Para o pão ele diz: ISTO É O MEU CORPO.
- Para o vinho: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, DO SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, MISTÉRIO DA FÉ, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS PARA O PERDÃO DOS PECADOS.

Agora vamos nos colocar de joelhos diante de Jesus e responder com a mão no coração.

Graças e louvores se deem a todo o momento

Todos: Ao santíssimo e diviníssimo sacramento(3x)

Final

Quando seguimos Jesus todos os erros que colocamos no coração Dele quando entramos aqui, podem ser transformados. Podemos mudar aquele galho seco em uma planta que produza frutos.

Esses frutos que  estão aqui, é o que acontece quando nos aproximamos mais de Jesus.Aqueles que quiserem ser frutos bons, vão até a árvore, deixem o galho e peguem um e voltem aos seus lugares.

(Dar um tempo para eles trocarem o galho pelo fruto)

Vamos um a um ler o fruto que podemos ser:

Todos: Eucaristia, compromisso com DEUS, COMIGO e com o PRÓXIMO.

Que Deus nos ajude a ser melhores.

Encerrando este momento, vamos sair juntos com os nossos frutos pois é isto que Jesus espera de nós.

Ser bom aqui dentro, parece facil, precisamos buscar ser bons na nossa familia, na nossa escola, com nossos amigos.

Porisso vamos encerrar este nosso momento de oração la fora. E la que devemos ser diferentes.

Vamos levar tambem nossos erros, aqueles que escrevemos e os galhos secos.

La fora vamos queima-los para que Deus cuide sempre das nossas dificuldades pois sozinhos não conseguimos.

(Sair em silencio.)

No local onde sera queimado:

Vamos queimar os papeis e encerrar esta celebração

O Senhor esteja conosco

Todos: Ele esta no meio de nós

Abençoe-nos este Deus que é todo poderoso e que é Pai, Filho e Espírito Santo:

Todos: Amem

Vamos em paz, e o Senhor nos acompanhe

Todos:Graças a Deus

Foi muito bom estarmos juntos. Com alegria vamos voltar para nossas casas.